Avaliação Foniátrica

A avaliação foniátrica é composta por uma entrevista bem cuidadosa com os pais ou responsáveis e exame clínico da criança, que obrigatoriamente inclui o brincar!

Entenda como é a consulta com a Dra Mariana Fávero.

A Avaliação Foniátrica é na verdade uma cuidadosa análise clínica. Os seus maiores objetivos são entender por que uma criança apresenta dificuldades de comunicação, fala, linguagem e aprendizado e indicar o melhor plano terapêutico para cada situação.

A avaliação foniátrica é composta por uma entrevista bem cuidadosa com os pais ou responsáveis e exame clínico da criança, que obrigatoriamente inclui o brincar.

A entrevista sempre é bastante livre. A família pode contar sem pressa sobre os seus medos, sobre suas dúvidas e sobre todos os fatos que julgar importante na vida da criança. Claro que fazemos perguntas dirigidas também, mas a regra é deixar todo mundo bem à vontade para que se possa falar sobre todos os assuntos importantes relacionados ao desenvolvimento da criança.

O exame clínico, ou seja, o brincar, depende muito da idade da criança e da queixa trazida pela família.

Para crianças menores, até os 4 anos, a Dra Mariana propõe brincadeiras que permitam avaliar a relação da criança com o interlocutor e com o meio, o jogo imaginativo, a coordenação motora grossa e fina, a linguagem não verbal, a linguagem receptiva e expressiva, os movimentos orais, a atenção auditiva…. Nesta faixa etária não é usado nenhum teste formal.

Para crianças maiores, é possível examinar funções mais específicas como funções de percepção auditiva, como discriminação auditiva, memória auditiva, percepção dos sons da língua.

Também são examinadas funções de percepção visual, como memória visual, discriminação visual, organização espacial no plano gráfico, além de provas mais específicas de equilíbrio, coordenação motora e funções executivas.

Todas essas provas são importantes para o aprendizado escolar.

A Dra Mariana, durante a consulta, define quais provas serão necessárias em função da história da criança, de suas possibilidades e das suas necessidades.

Com todos esses dados, ela elabora as hipóteses diagnósticas e define a conduta médica mais apropriada.

Dúvidas frequentes

A consulta com a Dra Mariana é um momento muito importante! Levar relatórios dos terapeutas, da escola e exames já realizados ajudam muito o raciocínio clínico e a condução das propostas terapêuticas.

A Dra Mariana não realiza atendimentos online. Durante a consulta, a Dra Mariana precisa interagir com a criança e como virtualmente é muito difícil isso acontecer, a chance de errar é muito grande.

A primeira avaliação foniátrica com a Dra Mariana dura em média uma hora e meia.

Apesar de haver foniatras que atendem adultos, a Dra Mariana só atende crianças e adolescentes.

Fale com a gente

Preencha o formulário abaixo para receber uma ligação ou contato da nossa secretária agendando sua consulta.