Essa é uma dúvida muito frequente!
Será que meu filho está atrasado para falar?
Até quando posso esperar a fala aparecer?
Será que ele ainda não está no tempo dele?
Vamos pensar juntos sobre esse assunto.
Espera-se que as primeiras palavrinhas de uma criança apareçam por volta de um ano de idade. Mas para que isso aconteça, essa criança precisa iniciar o processo de aquisição de linguagem muito antes disso, provavelmente nos primeiros dias de vida!
Então, quando uma criança começa a falar, ela já passou por várias etapas importantes de entendimento e de elaboração de linguagem.
Por isso, costumo falar que não há um prazo para se aguardar uma criança falar. Não há uma idade que ainda dá para esperar.
O que há são marcos do desenvolvimento de linguagem esperados para cada faixa etária.
Os marcos mais aceitos e usados são o do CDC, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do governo dos EUA e cada marco de aquisição de linguagem é definido quando 75% das crianças com aquela idade são capazes de fazer o esperado.
Então, não tem o que esperar. Se uma criança não atingiu um marco, independente da idade, ela está atrasada em relação a 75% das crianças com a mesma idade.
Isso não quer dizer que ela tenha algum diagnóstico específico. Só indica que talvez seja prudente uma avaliação mais específica daquela criança.
E os marcos começam aos 2 meses de idade, mostrando que a linguagem é algo que se constrói desde muito cedo.
Vamos ver os marcos de desenvolvimento de linguagem segundo o CDC?
Aos 2 meses:
- Acalma-se quando falam com ela ou ela é atendida
- Olha para o rosto do interlocutor
- Parece feliz em ver o interlocutor ou quando ele caminha até ela
- Sorri quando o interlocutor fala ou sorri para ela
- Faz outros sons além de chorar
- Reage a sons altos
- Observa o interlocutor enquanto ele se movimenta
- Olha para um brinquedo por vários segundos
Aos 4 meses:
- Sorri sozinha para chamar a atenção do interlocutor
- Ri (ainda não é uma risada completa) quando o interlocutor tenta fazê-la rir
- Olha, se move ou faz sons para chamar ou manter a atenção do outro
- Faz sons como “oooo”, “aahh”
- Faz sons de volta quando falam com ela, como se respondesse
- Vira a cabeça em direção ao som da voz do interlocutor
- Se estiver com fome, abre a boca quando vê a mama materna ou a mamadeira
- Olha para as mãos com interesse
Aos 6 meses:
- Reconhece pessoas do seu convívio
- Gosta de se olhar no espelho
- Dá risadinhas
- Intercala os balbucios com a sua fala (chamamos de balbucio em turno)
- Dá gritinhos para chamar a atenção
- Coloca as coisas na boca para explorá-las
- Se esforça para pegar um brinquedo que ela quer
- Fecha os lábios para mostrar que não quer mais comida
Aos 9 meses de idade:
- Mostra várias expressões faciais, como feliz, triste, irritada e surpresa
- Olha e aparece quando chamam o nome dela
- Reage quando o interlocutor sai (olha, estende a mão para você ou chora)
- Sorri ou ri quando brincam com ela, por exemplo, de esconde e acha
- Faz muitos sons diferentes como “mamamama” e “bababababa”
- Levanta os braços para ser pega
- Procura objetos que não estão no seu campo de visão (como sua colher ou brinquedo)
- Bate duas coisas para fazer barulho
Aos 12 meses de idade:
- Joga pequenos joguinhos, bate palminhas, faz gracinhas
- Dá tchau
- Chama o papai e a mamãe (papa, mamã)
- Entende “não” (claro que obedecer é outra coisa, né?)
- Coloca algo em um recipiente, como um bloco em um copo
- Procura coisas que ela vê esconder, como um brinquedo debaixo de um cobertor
Aos 15 meses de idade:
- Copia outras crianças enquanto brinca
- Mostra um objeto que ela gosta
- Bate palmas quando excitado
- Abraça a boneca de pelúcia ou outro brinquedo
- Mostra afeição (abraços, abraços ou beijos)
- Tenta dizer uma ou duas palavras além de “mama” ou “papa”, como “bo” para bola ou “ca” para cachorro
- Olha para um objeto familiar quando o interlocutor o nomeia
- Segue as instruções dadas com um gesto e palavras. Por exemplo, dá um brinquedo quando o interlocutor estende a mão e diz: “Dá a bola”.
- aponta para pedir algo ou obter ajuda
- Tenta usar as coisas da maneira certa, como um telefone, um copo ou um livro
- Empilha pelo menos dois objetos pequenos, como blocos
Aos 18 meses:
- afasta-se do interlocutor, mas procura ter certeza de que ele está por perto
- Aponta para mostrar algo interessante
- Coloca as mãos para o cuidador lavá-las
- Olha algumas páginas de um livro com o interlocutor
- Ajuda a se vestir empurrando o braço pela manga da camiseta ou levantando o pé para colocar a calça
- Tenta dizer três ou mais palavras além de “mama” ou “dada”
- Segue instruções de um passo sem gestos, como dar o brinquedo quando dizem: “Dê para mim”.
- Copia tarefas do dia a dia, como varrer a casa
- Brinca com brinquedos de forma simples, como empurrar um carrinho
Aos 2 anos:
- Percebe quando os outros estão magoados ou chateados, faz uma pausa ou parece triste quando alguém está chorando
- Olha para o rosto do interlocutor para ver como reagir em uma nova situação
- Aponta em um livro a figura quando perguntam: “Onde está o urso?”
- Diz pelo menos duas palavras juntas, como “Mais leite”.
- Aponta para pelo menos duas partes do corpo quando solicitado que mostre.
- Usa mais gestos do que apenas acenar e apontar, como mandar um beijo ou balançar a cabeça sim
- Segura algo em uma mão enquanto usa a outra; por exemplo, segura um pote e tira a tampa
- Tenta usar interruptores, botões ou botões em um brinquedo
- Brinca com mais de um brinquedo ao mesmo tempo, como colocar comida de brinquedo em um prato de brinquedo
Aos 30 meses
- Brinca ao lado de outras crianças e às vezes brinca com elas
- Mostra o que ela pode fazer dizendo: “Olhe para mim!”
- Segue rotinas simples quando solicitada, como ajudar a pegar os brinquedos quando você diz: “É hora de guardar”.
- Diz cerca de 50 palavras
- Diz duas ou mais palavras juntas, com uma palavra de ação, como “Corrida de cachorrinho”
- Nomeia coisas em um livro quando o interlocutor aponta e pergunta: “O que é isso?”
- Diz palavras como “eu”, “ele” ou “nós”
- Usa coisas para fingir, como dar um bloco a uma boneca como se fosse comida
- Mostra habilidades simples de resolução de problemas, como ficar de pé em um banquinho para alcançar algo
- Segue instruções de duas etapas, como “Coloque o brinquedo no chão e feche a porta”.
- Mostra que ela conhece pelo menos uma cor, como apontar para um giz de cera vermelho quando perguntam: “Qual é o vermelho?”
Aos 3 anos:
- Capaz de se acalmar de um choro em 10 min depois de entrar na escola.
- Observa outras crianças e se junta a elas para brincar
- Conversa com o interlocutor usando pelo menos duas trocas de ida e volta
- Faz perguntas “quem”, “o quê”, “onde” ou “por que”, como por exemplo, “Onde está mamãe/papai?”
- Diz qual ação está acontecendo em uma foto ou livro quando perguntada, como “correr”, “comer” ou “brincar”
- Diz o primeiro nome, quando perguntada
- Fala bem o suficiente para que os outros entendam, na maioria das vezes
- Copia um círculo.
- Evita tocar em objetos quentes, como um fogão, quando avisada
Aos 4 anos:
- Finge ser um personagem durante a brincadeira (professor, super-herói, cachorro)
- Pede para ir brincar com as crianças mesmo que não estejam por perto como “Posso brincar com o Alex?”
- Conforta os outros que estão feridos ou tristes, como abraçar um amigo chorando
- Evita o perigo, como não pular de grandes alturas no playground
- Gosta de ser uma “ajudante”
- Muda o comportamento com base em onde ela está (igreja, biblioteca, playground)
- Diz frases com quatro ou mais palavras
- Diz algumas palavras de uma música, história ou canção de ninar
- Fala sobre pelo menos uma coisa que aconteceu durante o dia, como “joguei futebol”.
- Responde a perguntas simples como “Para que serve um casaco?” ou “Para que serve um giz de cera?”
- Nomeia algumas cores
- Conta o que vem a seguir em uma história bem conhecida
- Desenha uma pessoa com três ou mais partes do corpo
Aos 5 anos:
- Segue regras ou se reveza quando brinca com outras crianças
- Canta, dança ou atua para você
- Faz tarefas simples em casa, como juntar meias iguais ou limpar a mesa depois de comer
- Conta uma história que ouviu ou inventou com pelo menos dois eventos. Por exemplo, um gato ficou preso em uma árvore e um bombeiro o salvou
- Responde a perguntas simples sobre um livro ou história depois do interlocutor contar a ela
- Mantém uma conversa em andamento com mais de três trocas de ida e volta
- Usa ou reconhece rimas simples (mão-pão)
- Conta até 10
- Nomeia alguns números entre 1 e 5 quando você aponta para eles
- Usa palavras sobre o tempo, como “ontem”, “amanhã”, “manhã” ou “noite”
- Presta atenção por 5 a 10 minutos durante as atividades. Por exemplo, durante a hora da história ou fazendo artes e ofícios (o tempo de tela não conta)
- Escreve algumas letras em seu nome
- Nomeia algumas letras quando você aponta para elas