Categorias
Foniatria

Até quando posso esperar a fala aparecer?

Essa é uma dúvida muito frequente!

Será que meu filho está atrasado para falar?

Até quando posso esperar a fala aparecer?

Será que ele ainda não está no tempo dele?

Vamos pensar juntos sobre esse assunto.

Espera-se que as primeiras palavrinhas de uma criança apareçam por volta de um ano de idade. Mas para que isso aconteça, essa criança precisa iniciar o processo de aquisição de linguagem muito antes disso, provavelmente nos primeiros dias de vida!

Então, quando uma criança começa a falar, ela já passou por várias etapas importantes de entendimento e de elaboração de linguagem.

Por isso, costumo falar que não há um prazo para se aguardar uma criança falar. Não há uma idade que ainda dá para esperar.

O que há são marcos do desenvolvimento de linguagem esperados para cada faixa etária.

Os marcos mais aceitos e usados são o do CDC, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do governo dos EUA e cada marco de aquisição de linguagem é definido quando 75% das crianças com aquela idade são capazes de fazer o esperado.

Então, não tem o que esperar. Se uma criança não atingiu um marco, independente da idade, ela está atrasada em relação a 75% das crianças com a mesma idade.

Isso não quer dizer que ela tenha algum diagnóstico específico. Só indica que talvez seja prudente uma avaliação mais específica daquela criança.

E os marcos começam aos 2 meses de idade, mostrando que a linguagem é algo que se constrói desde muito cedo.

Vamos ver os marcos de desenvolvimento de linguagem segundo o CDC?

Aos 2 meses:

  • Acalma-se quando falam com ela ou ela é atendida
  • Olha para o rosto do interlocutor
  • Parece feliz em ver o interlocutor ou quando ele caminha até ela
  • Sorri quando o interlocutor fala ou sorri para ela
  • Faz outros sons além de chorar
  • Reage a sons altos
  • Observa o interlocutor enquanto ele se movimenta
  • Olha para um brinquedo por vários segundos

Aos 4 meses:

  • Sorri sozinha para chamar a atenção do interlocutor
  • Ri (ainda não é uma risada completa) quando o interlocutor tenta fazê-la rir
  • Olha, se move ou faz sons para chamar ou manter a atenção do outro
  • Faz sons como “oooo”, “aahh”
  • Faz sons de volta quando falam com ela, como se respondesse
  • Vira a cabeça em direção ao som da voz do interlocutor
  • Se estiver com fome, abre a boca quando vê a mama materna ou a mamadeira
  • Olha para as mãos com interesse

Aos 6 meses:

  • Reconhece pessoas do seu convívio
  • Gosta de se olhar no espelho
  • Dá risadinhas
  • Intercala os balbucios com a sua fala (chamamos de balbucio em turno)
  • Dá gritinhos para chamar a atenção
  • Coloca as coisas na boca para explorá-las
  • Se esforça para pegar um brinquedo que ela quer
  • Fecha os lábios para mostrar que não quer mais comida

Aos 9 meses de idade:

  • Mostra várias expressões faciais, como feliz, triste, irritada e surpresa
  • Olha e aparece quando chamam o nome dela
  • Reage quando o interlocutor sai (olha, estende a mão para você ou chora)
  • Sorri ou ri quando brincam com ela, por exemplo, de esconde e acha
  • Faz muitos sons diferentes como “mamamama” e “bababababa”
  • Levanta os braços para ser pega
  • Procura objetos que não estão no seu campo de visão (como sua colher ou brinquedo)
  • Bate duas coisas para fazer barulho

Aos 12 meses de idade:

  • Joga pequenos joguinhos, bate palminhas, faz gracinhas
  • Dá tchau
  • Chama o papai e a mamãe (papa, mamã)
  • Entende “não” (claro que obedecer é outra coisa, né?)
  • Coloca algo em um recipiente, como um bloco em um copo
  • Procura coisas que ela vê esconder, como um brinquedo debaixo de um cobertor

Aos 15 meses de idade:

  • Copia outras crianças enquanto brinca
  • Mostra um objeto que ela gosta
  • Bate palmas quando excitado
  • Abraça a boneca de pelúcia ou outro brinquedo
  • Mostra afeição (abraços, abraços ou beijos)
  • Tenta dizer uma ou duas palavras além de “mama” ou “papa”, como “bo” para bola ou “ca” para cachorro
  • Olha para um objeto familiar quando o interlocutor o nomeia
  • Segue as instruções dadas com um gesto e palavras. Por exemplo, dá um brinquedo quando o interlocutor estende a mão e diz: “Dá a bola”.
  • aponta para pedir algo ou obter ajuda
  • Tenta usar as coisas da maneira certa, como um telefone, um copo ou um livro
  • Empilha pelo menos dois objetos pequenos, como blocos

Aos 18 meses:

  • afasta-se do interlocutor, mas procura ter certeza de que ele está por perto
  • Aponta para mostrar algo interessante
  • Coloca as mãos para o cuidador lavá-las
  • Olha algumas páginas de um livro com o interlocutor
  • Ajuda a se vestir empurrando o braço pela manga da camiseta ou levantando o pé para colocar a calça
  • Tenta dizer três ou mais palavras além de “mama” ou “dada”
  • Segue instruções de um passo sem gestos, como dar o brinquedo quando dizem: “Dê para mim”.
  • Copia tarefas do dia a dia, como varrer a casa
  • Brinca com brinquedos de forma simples, como empurrar um carrinho

Aos 2 anos:

  • Percebe quando os outros estão magoados ou chateados, faz uma pausa ou parece triste quando alguém está chorando
  • Olha para o rosto do interlocutor para ver como reagir em uma nova situação
  • Aponta em um livro a figura quando perguntam: “Onde está o urso?”
  • Diz pelo menos duas palavras juntas, como “Mais leite”.
  • Aponta para pelo menos duas partes do corpo quando solicitado que mostre.
  • Usa mais gestos do que apenas acenar e apontar, como mandar um beijo ou balançar a cabeça sim
  • Segura algo em uma mão enquanto usa a outra; por exemplo, segura um pote e tira a tampa
  • Tenta usar interruptores, botões ou botões em um brinquedo
  • Brinca com mais de um brinquedo ao mesmo tempo, como colocar comida de brinquedo em um prato de brinquedo

Aos 30 meses

  • Brinca ao lado de outras crianças e às vezes brinca com elas
  • Mostra o que ela pode fazer dizendo: “Olhe para mim!”
  • Segue rotinas simples quando solicitada, como ajudar a pegar os brinquedos quando você diz: “É hora de guardar”.
  • Diz cerca de 50 palavras
  • Diz duas ou mais palavras juntas, com uma palavra de ação, como “Corrida de cachorrinho”
  • Nomeia coisas em um livro quando o interlocutor aponta e pergunta: “O que é isso?”
  • Diz palavras como “eu”, “ele” ou “nós”
  • Usa coisas para fingir, como dar um bloco a uma boneca como se fosse comida
  • Mostra habilidades simples de resolução de problemas, como ficar de pé em um banquinho para alcançar algo
  • Segue instruções de duas etapas, como “Coloque o brinquedo no chão e feche a porta”.
  • Mostra que ela conhece pelo menos uma cor, como apontar para um giz de cera vermelho quando perguntam: “Qual é o vermelho?”

Aos 3 anos:

  • Capaz de se acalmar de um choro em 10 min depois de entrar na escola.
  • Observa outras crianças e se junta a elas para brincar
  • Conversa com o interlocutor usando pelo menos duas trocas de ida e volta
  • Faz perguntas “quem”, “o quê”, “onde” ou “por que”, como por exemplo, “Onde está mamãe/papai?”
  • Diz qual ação está acontecendo em uma foto ou livro quando perguntada, como “correr”, “comer” ou “brincar”
  • Diz o primeiro nome, quando perguntada
  • Fala bem o suficiente para que os outros entendam, na maioria das vezes
  • Copia um círculo.
  • Evita tocar em objetos quentes, como um fogão, quando avisada

Aos 4 anos:

  • Finge ser um personagem durante a brincadeira (professor, super-herói, cachorro)
  • Pede para ir brincar com as crianças mesmo que não estejam por perto como “Posso brincar com o Alex?”
  • Conforta os outros que estão feridos ou tristes, como abraçar um amigo chorando
  • Evita o perigo, como não pular de grandes alturas no playground
  • Gosta de ser uma “ajudante”
  • Muda o comportamento com base em onde ela está (igreja, biblioteca, playground)
  • Diz frases com quatro ou mais palavras
  • Diz algumas palavras de uma música, história ou canção de ninar
  • Fala sobre pelo menos uma coisa que aconteceu durante o dia, como “joguei futebol”.
  • Responde a perguntas simples como “Para que serve um casaco?” ou “Para que serve um giz de cera?”
  • Nomeia algumas cores
  • Conta o que vem a seguir em uma história bem conhecida
  • Desenha uma pessoa com três ou mais partes do corpo

Aos 5 anos:

  • Segue regras ou se reveza quando brinca com outras crianças
  • Canta, dança ou atua para você
  • Faz tarefas simples em casa, como juntar meias iguais ou limpar a mesa depois de comer
  • Conta uma história que ouviu ou inventou com pelo menos dois eventos. Por exemplo, um gato ficou preso em uma árvore e um bombeiro o salvou
  • Responde a perguntas simples sobre um livro ou história depois do interlocutor contar a ela
  • Mantém uma conversa em andamento com mais de três trocas de ida e volta
  • Usa ou reconhece rimas simples (mão-pão)
  • Conta até 10
  • Nomeia alguns números entre 1 e 5 quando você aponta para eles
  • Usa palavras sobre o tempo, como “ontem”, “amanhã”, “manhã” ou “noite”
  • Presta atenção por 5 a 10 minutos durante as atividades. Por exemplo, durante a hora da história ou fazendo artes e ofícios (o tempo de tela não conta)
  • Escreve algumas letras em seu nome
  • Nomeia algumas letras quando você aponta para elas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.